Zumbido, zunido, chiado, clique … esse barulho que você ouve é chamado de zumbido. O zumbido afeta mais de 28 milhões de brasileiros.
Até 90% das pessoas com zumbido também apresentam perda auditiva induzida por ruído -WebMD.
O que é zumbido?
Zumbido é um termo médico para a sensação de ouvir sons nos ouvidos ou na cabeça quando nenhum som externo está presente. O zumbido é uma condição audiológica e neurológica que pode ser leve e intermitente, grave e persistente ou qualquer coisa intermediária.
A terapia de habituação de zumbido é utilizada com pacientes que sofrem com esse barulho
na orelha, deixando mais fácil conviver com esse estímulo indesejado
Para pacientes que sofrem com zumbido contínuo ou intermitente. Visa acostumar o paciente a viver com conforto mesmo com esse barulho nas orelhas. Pode ser usado com pessoas com ou sem perda auditiva.
Ajuste o estímulo para promover maior conforto para o seu zumbido em específico.
Do aparelho auditivo mais discreto ao mais aparente, é possível ativar o mascarador de zumbido, para você se beneficiar do conforto e praticidade dessa ferramenta.
Os sintomas do zumbido variam de acordo com cada pessoa que o apresenta. Mas universalmente, é a sensação de um ruído prolongado que você percebe na orelha. A maioria descreve o ruído como “zumbido nos ouvidos”, embora outros o descrevam como apito, zumbido, assobio, rugido, panela de pressão, etc.
Para alguns, o zumbido é infrequente ou temporário e “não tão ruim” – perceptível principalmente quando o ambiente está calmo e silencioso. Para outros, o ruído é forte e constante – aparentemente impossível de ignorar, afetando profundamente sua qualidade de vida.
Existem diversas causas do zumbido, que é um sintoma secundário, mas várias fontes são conhecidas por desencadear ou piorar o zumbido, incluindo:
Ruídos altos e perda auditiva– a exposição a ruídos altos é a maior causa do zumbido. Pode destruir as células ciliadas na cóclea, causando zumbido permanente e / ou perda auditiva.
Envelhecimento– Conforme você envelhece, esses mesmos cílios se deterioram gradualmente, o que pode causar zumbido e / ou perda auditiva.
Medicamentos ototóxicos– Alguns medicamentos prescritos, como antibióticos, antiinflamatórios e antidepressivos, são prejudiciais ao ouvido interno, bem como às fibras nervosas que conectam a cóclea ao cérebro.
Problemas de audição– Sabe-se que doenças como otosclerose e doença de Ménière causam zumbido.
Condições de saúde– o zumbido também pode ser um sintoma de condições de saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão, estresse e traumas na cabeça.